Sorriso de Mulher

08 março 2018

Sorriso de mulher.



Todo ano escrevo um texto neste dia. E hoje não seria diferente. Além de que é o primeiro texto da coluna neste ano. Espero que gostem.








É praticamente impossível alguém que nunca tenha se relacionado com uma mulher. Pior ainda, que não tenha conhecido uma. Isso começa em casa, com a mãe, avó, irmã, tia. Em uma sociedade patriarcal, como a que vivemos, o mérito da mulher raramente é visto, aceito e celebrado. Pelo contrário, muita gente esquece que teve uma mãe e que essa mesma mãe lutou por você, lhe deu carinho, lhe ensinou, lhe deu todo amor que uma pessoa pode dar a outra.


Os sacrifícios que uma mãe faz pelos filhos, infelizmente, por vezes não geram pessoas melhores que aceitam a mulher como uma igual, tudo porque acham que a mulher é sexo frágil e que não consegue se portar como um homem. É evidente que uma mulher, seja onde estiver, não se comportará dessa maneira.

A desigualdade começa na educação. Enquanto ao filho é ensinado que será o provedor, que tem que arrumar trabalho, à filha é ensinado que ela será uma dona de casa. Caso duvidem de mim, vejam os brinquedos das crianças. Os brinquedos ditos “masculinos” são sempre muito interessantes, até porque são brinquedos de verdade. Já os “femininos” só apresentam ao seu público o que o futuro lhe aguarda: ser uma dona de casa e mãe. Tirando os brinquedos unissex, resta à filha um fogãozinho, uma pia de lavar louça, uma vassoura, panelas, e bonecas que imitam um bebê. Coincidência? Alguém conhece um brinquedo de menino que seja colocando ele no mercado de trabalho ou sendo um homem de casa? Nesse sentido, eu que sou pai de uma menina, sempre tive a liberdade de adquiri brinquedos que ela quisesse, afinal, é ela quem brinca e ainda me junto a ela.

Até a religião, em muitos lugares, teima em colocar a mulher em segundo plano, quando não a tratam feito lixo, menos que nada, como um mero objeto ou receptáculo de uma gravidez.

E vejo com muita tristeza, que em pleno século XXI, a mulher ainda seja vista com preconceitos e longe do que ela representa em nossas vidas. O homem não vive sem a mulher e vice-versa. E isso não é discurso de demagogia... é o correto. Para ambos existirem, precisam da cooperação um do outro. O homem tem a semente, mas a mulher é quem gera e carrega a vida em seu ventre. E não existe nada mais sagrado do que a vida.

Esquecem que a mulher tem uma vida e que poderia ser bem menos dificultoso essa experiência se todos agissem com ela da mesma forma que queremos que ajam com a nossa. Em pé de igualdade.

Ainda assim a mulher nos brinda sempre com seu sorriso, seja de mãe, esposa, amiga, filha ou apenas aquela funcionária que está nos atendendo. Mesmo que muitas vezes esse sorriso esconda uma tristeza ou sofrimento. Dizem que o coração de uma mulher é um oceano de segredos. Eu acho que o sorriso esconde muito mais.

Busquemos mais esse sorriso, pois, nada é mais belo que um sorriso de felicidade.

Pelas mulheres da minha vida (avó, mãe, tias, primas e, principalmente, filha).

À mulher, pelo seu dia.





Antonio Henrique Fernandes Neto
Colunista


10 comentários:

  1. Ah Que texto lindo!
    Somos muito guerreiras mesmo.... Ser mulher é ser uma super heroína!
    Obrigado pelas palavras e parabéns para as suas mulheres!! <3

    Beijinho!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ana e pode crer que vcs merecem cada homenagem.
      bjs

      Excluir
  2. Amei o texto muito bonito, parabéns pelo texto, feliz dia das mulheres atrasado!

    ResponderExcluir
  3. Ótima reflexão. Como homens, precisamos ensinar aos mais jovens que eles podem ser o tipo de pessoa que quiserem, o tipo de profissional que desejarem, e isso tudo é desde bem cedinho mesmo, já na hora de escolher quais brinquedos dar à criança. Inclusive, já não é como se homens e mulheres ainda necessitassem um do outro, essa é uma visão bem romântica... sendo assim, além dos brinquedos, é importante também ensinar que todos, mulheres e homens, podem ser completos por si e, só então, escolherem se querem ter a companhia de outra pessoa, seja homem ou mulher.

    ResponderExcluir
  4. Que texto lindo!
    Tão bom quando paramos um tempinho do nosso dia para ler essas palavras, eu amei demais. Fico feliz com essa valorização da mulher no texto, coisa que está a cada dia mais distante no mundo de hoje.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Como mulher, feminista e ativista, achei seu texto coerente e ético, em nenhum momento, de sua parte, houve recusa a violência que vivemos numa sociedade patriarcal. Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir